COMO POSSO SER CURADOR/A DE ARTE?

Ser Curadora de Arte é uma decisão pessoal, do curador/a.

Fazer curadoria de arte também é uma decisão: do artista, da instituição, do galerista, do produtor, do expositor, enfim, dos outros em aceitar a opinião dos também outros diante dele/a.






Tati&Arte&Manha





Sobre ser Curador/a de Artes Visuais:




Debate Em Cena 2017





Nome: Tatiana Amaral Vatef (1964), brasileira, gaúcha e porto-alegrense.
Escola de Mediadores -  2016






Formação: Escola Experimental em Curadoria de Artes Visuais da Fundação Bienal do Mercosul (2015). Curso de formação de Mediadores do M.A.R.G.S.. Escola de Expectadores de Porto Alegre 5a. e 6a. edição (CAC/SMC). Estética e Teoria do Conhecimento na Faculdade de Filosofia do I.D.C.; Escola de Modelos Carlos La Porta - APATEDERGS (1986).

Workshop Chile 10a. Bienal do Mercosul 2015
Algumas experiências com temas correlatos: Virada Sustentável de Porto Alegre (Unisinos). A moda além da moda: cultura material e as múltiplas faces do vestir (PUCRS). A fragmentação do moderno (M.A.R.G.S.). Projeto "O silêncio dos intelectuais" (UERGS). Mitos e heróis: construção de imaginários (SEC), Oficina de Mediadores de Literatura Infanto-Juvenil. 

Participar de seminários, encontros e outros eventos nacionais e internacionais: Seminário Curadoria em Artes Visuais (MinC/Santander);  I Semana Nacional de Arquivos; 7o. Fórum Nacional de Museus (I.B.R.A.M.); Seminário Código da Visibilidade Brasil /América Latina; Seminário Internacional Porto Alegre Cidade Criativa; Simpósio Internacional Brasil e Alemanha pesquisando o Mercosul e a Cultura; Seminário em Arte Educação; "O Silêncio dos Intelectuais" (UERGS).


Interessar-se por temas relacionados e entender deles: Oficina de Estudos sobre China e Leste Asiático; Alca, livre mercado e colonização; 3o. e 4o. Congresso Internacional de Inovação

Entender os outros e fazer-se entender:
Espanhol: D.E.L.E. pela Universidade de Salamanca (Espanha); Esperanto; Inglês: diploma de estudos avançados com ênfase em gramática pelo I.C.B.N.A., e certificação de estudos avançados pela Opening School de Londres em Madrid; Italiano: nível inicial certificado pela A.C.I.R.S.; Português.

Graduações: Economia (1987). Especialização em Administração Municipal (IBAM-Rio,1987). Mestrado em Administração e Gestão Pública (INAP-Espanha, 2000). D.E.A. no doutorado em América Latina Contemporânea (IUOG-Madrid, 2004). 

Outras atividades de interesse pessoal - Escritora: "Um diálogo com Madrid - cidades metropolitanas em concreto", Editografia Suliani (2006) e "Entrevistando a Alemanha - uma perspectiva à brasileira", Cidadela Editorial (2006). "Rosa" (categoria conto literário) inédito (1978).

Atividades paralelas: voluntária na mediação de artes visuais ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul, como contrapartida 2016/2017 no convênio entre o Museu e a U.E.R.G.S. (artistas/curadores): Liana Timm, curadoria Lenira Fleck; Cláudia Hamerski, curadoria Mario Gioia; 100 artistas visuais e escritores com apoio do I.E.L. à AGAPAN nos seus 45 anos, curadoria André Verzon; Livro de Artista (vários artistas), curadoria Luise Weiss e Márcia Rosa; Fifi Tong, curadoria de Diógenes Moura; Zorávia Bettiol, curadoria de Paula Ramos e Paulo Gomes; Vera Carlotto, sem curadoria; Lenora Lerrer Rosenfield, curador Francisco Dalcol; Artistas Estrangeiros da Coleção do M.A.R.G.S., curadoria do Museu.

Experimentos e Ensaios:
Sala Álvaro Moreira - Escola de Espectadores - 2015
"Divulgação em seis módulos da exposição em museu: Saberes e Fazeres do Vale do Jequitinhonha" como produto do minicurso durante o 7o.F.N.M. (2017).Textos para o grupo de estudos M.A.R.G.S./A.A.M.A.R.G.S. (2016/2): "Theo Wiederspahn" (resenha) ; "A cerâmica subindo pelas paredes: decorações e alegorias nas paredes do M.A.R.G.S." (ensaio) e "Livro de Artista" (anotações).  Fotografia selecionada no Mundo Pucrs #44 (22/06 a 05/07/2016) espaço "Angulo Aberto": pucrs.br/mundopucrs/044/mundo_pucrs_44.pdf/ ; fotografia e projeto de gráfico de capa do livro "Entrevistando a Alemanha" (2006); fotografia e projeto para tratamento digital de capa do livro "Um diálogo com Madrid" (2006). Projeto para o livro "Poemas", de Magália Amaral Vatef (2001). Desenho de capa para o Boletim Estatístico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - edição 1989. Colaboradora na produção de "As bananas do jirau", de Schitz, Henrique da S. e José Henrique S. (1984).







contato curadoria:
Me. Tatiana Amaral Vatef 
(gatobrancochines@gmail.com)

divulgação:
Fernando Geisel Jr.
(fernandogeisel@gmail.com)
mediadores:
Andressa Pacheco Lawisch
(mediadora de arte dessapl@msm.com)   
Letícia Aquino
 (mediadora de leitura le.aquino15@gmail.com)

produção acústica:
Dani DK
(danidk@gmail.com)









Apoiadores: Fundação Bienal do Mercosul e PROEX - P.U.C.- RS.

ParceirosCasa de Eventos e Hospedagem Franciscanos Capuchinhos, Centro Cultural C.E.E.E. Érico Veríssimo, Centro de Eventos da P.U.C.- RS, Cinemateca Capitólio, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da Brigada Militar, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Ruben Berta.

Links:
artyou.global
ccmq.com.br
https://nacoesunidas.org/campanha/coracao-azul/
margs.rs.gov.br
museus.gov.br
santander.com.br
ufrgs.br/bibliotecacentral
uniritter.edu.br/eventos








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filosofia do belo

Estética filosófica - O que o artista faz?