espaço do artista 2 - se para a arte existe método ...

Se para a arte existe método, não podemos nos esquecer de Antônio Augusto Frantz Soares, o Frantz.




Nascido em Rio Pardo (RS), em 1963, mudou-se para a capital na década de 1970, onde montou ateliê e começou a lecionar. Desenhista, pintor e gravador, no ano de 1981 foi aluno de Paulo Porcello e de Danúbio Gonçalves, recebendo no ano seguinte Menção Honrosa no Salão do Jovem Artista de Porto Alegre.

Naquela mesma década (1982-92) realiza 13 exposições individuais no Brasil e uma na Alemanha, além de participar de 21 exposições coletivas nacionais e uma no Paraguai. A partir de então nunca mais parou de expôr. Suas obras estão, atualmente, disponibilizadas na Galeria Mamute (www.galeriamamute.com.br) onde detém a categoria de artista representado. Lá estão obras suas a partir de 1999, além de um catálogo de 37 páginas, disponível na web descrevendo os últimos anos.

O método de trabalho de Frantz consiste em descobrir pinturas nas sobras do fazer artístico de outros artistas, metodologia aplicada em suas aulas, quando deixa uma lona no chão para recolher pegadas, tinta derramada, manchas e borras, que virão compôr seus próprios trabalhos. Tudo isto está recolhido no livro "Frantz, o ateliê como pintura" , lançado em 2011, organizado pela curadora Paula Ramos, apresentando a trajetória e a obra do artista.

Dentre seus empreendimentos está a loja de materiais de pintura Koralle (denominação de um distrito renovado do atual Sri Lanka), onde se pode encontrar também livros de arte e cursos afins. Fundada por ele em 1994, conta com duas lojas na capital gaúcha, e a loja virtual (www.koralle.cpm.br). Além dos cursos periódicos, seu espaço "Notícias" dá conta de informar sobre eventos das artes plásticas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filosofia do belo

COMO POSSO SER CURADOR/A DE ARTE?

Estética filosófica - O que o artista faz?