COMO POSSO SER CURADOR/A DE ARTE? Parte II

Insistindo na questão de que vários fatores comporão o perfil do Curador/a de Arte que você poderá vir a ser, seguem algumas atividades (das quais eu mesma participei) que preocuparam as instituições vinculadas à arte nos últimos cinco anos, incluindo temas que estavam em pauta antes e depois da pandemia do Covid-19, o que importa, particularmente, nesta seleção, porque permite observar o movimento que se produziu nas escolhas.


Palestra de Beatriz Haspo. Foto: Matheus Piccini, jornal correio do Povo.


2022

Museus:

"Conversa no Museu" - MARGS - Cláudia Stern e Luiz Carlos Felizardo, mediação Gilberto Perin.

                                                Britto Velho e Anico Herskovits, mediação Gilberto Perin.

"Noite dos Museus" - Espaço Força e Luz, CEEE - workshop "Museus: da concepção à criação",                                                                                         Marcelo  A. Kich Scheffer, museólogo.

"Preservação e gestão de coleções na biblioteca do Congresso dos E.U.A." - MARGS - Beatriz Haspo,                                                                                                                                 engenheira.


Bibliotecas:

"Encontro de Literatura na Biblioteca" - BPMJG-CLL/Instituto de Letras da UFRGS.


Espaços Culturais:

"Conversa com Tiganá Santana" - Centro Cultural UFRGS - mediação Alan Brito.

"Encontro Raízes Açorianas no RS - 270 anos" - Centro Histórico e Cultural Santa Casa  Misericórdia.


Seminários:

"II Simpósio Integrado SPPA/SBP de PA - Inquietações: Arte, Psicanálise e Comunidade" - SPPA/SBP.



Palestra na exposição fotográfica de Vherá Poty, Jornadas Rodolfo Krusch. Foto oficial UFRGS.



2019


Espaços Culturais:

"III Colóquio Museologia em Pauta" - Centro Histórico Cultural Santa Casa Misericórdia.

"VIII Jornadas Rodolfo Kusch" - Centro Cultural UFRGS.


Seminários:

Comunicação no grupo 6 do "I Seminário de Filosofia e Relações Internacionais: crise do modelo liberal?" - PPG-FIL/PUCRS e ISAPE.


Cursos (EAD):

"Factory lives working in the textile" - University of Stratchclyde - Miriadax.

"Estética y teoría del arte en el siglo XVIII - 9a.edicción" - Juan Martin Prada, Campus de Puerto Real                                                                                             da Universidad de Cádiz - Miriadax.

"Getting to know Catalonia: an introduction to the catalan language, culture an society" - Pompeu                                                                                Fabra University Barcelona, mentor: Laia Vidal.




Palestras dos indígenas no Centro Cultural UFRGS. Foto oficial.


2018

Cursos (EAD):

"A history of royal fashion" - University of Glasgow - curador Eleri Lynn, do Historic Royal Palaces.

"Clan" (Os Clã Escoceses das Terras Altas: origem, declínio e transformação)- University of Glasgow -                                                                                                             mentor: Sonia Delaunay.

"Cubismo en la cultura moderna - 2a. edicción" - Fundación Telefónica y Museo Reina Sofia-Miriadax.

"Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável" - IFRS - Frederico da Silva e Valter Schaffranth.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filosofia do belo

COMO POSSO SER CURADOR/A DE ARTE?

Estética filosófica - O que o artista faz?